
Confira na íntegra:
Os robôs têm sido cada vez mais utilizados no mercado de trabalho, que se automatiza crescentemente. Alguns profissionais vivem o medo de perder seus empregos para as máquinas. Confira neste artigo quais habilidades humanas que os robôs não podem superar.
Capacidade de aprender sempre
O profissional que sempre busca aprender mais, se atualizar, fazendo cursos e se desenvolvendo tem muito mais chances de manter a sua empregabilidade. As funções muito repetitivas são as mais fáceis de serem tomadas pela inteligência artificial. Onde há padrões, há mais possibilidade de substituição por robôs.
Solução de problemas difíceis
O profissional que se dispõe a encontrar soluções para os problemas mais complexos está mais alinhado com o que o mercado de trabalho precisa. Trabalhar na resolução de problemas bastante complexos, que demandam alta capacidade de análise e que afetam o cotidiano da empresa é um grande diferencial dos humanos em relação aos robôs.
Capacidade de socializar
Uma das maiores vantagens do trabalho humano em relação ao automatismo é a capacidade de socializar. O relacionamento interpessoal é fundamental para criar boas interações com colegas de trabalho, fornecedores, chefes e parceiros.
Apenas assim o profissional consegue vencer grandes desafios, formando acordos, propondo soluções onde antes havia discordância, prejuízo e impasse.
Essa é uma habilidade que todo profissional deve desenvolver, pois é extremamente benéfica para a carreira e nenhuma máquina é capaz de fazer isso.
Quer saber mais sobre como desenvolver a sua carreira? Continue acompanhando os artigos do blog da Agiliza RH.
Gostou? compartilhe!