Confira na íntegra:
1. Reflita sobre o que você gosta de fazer. Ouvir conselhos dos pais é importantíssimo. Porém, lembre-se: quem vai exercer a profissão é você. Portanto, é você que deve se sentir bem com a escolha.2. Identifique quais são os seus principais interesses e pontos fortes. Faça uma lista dos assuntos que mais atraem a sua atenção e também das características positivas que você tem. Vale perguntar aos amigos o que você faz com facilidade.
3. Já tem algumas profissões em mente? Converse com alguém da área para entender melhor quais são as atribuições necessárias para exercer a função. Nada substitui o contato com quem já trabalha no segmento onde você também pensa em ingressar. Pergunte como é o dia a dia, os desafios e a satisfação gerada por tal profissão.
4. Procure entender como será a sua rotina de trabalho. Quais são as atividades realizadas e as principais tarefas? É uma profissão que se realiza de forma independente ou em contato com muitas pessoas? Exige mais dinamismo ou mais concentração? Esses pontos podem dar pistas da profissão que combina com o seu jeito de ser.
5. Faça um balanço dos pontos positivos e negativos da carreira. Considere a carga horária diária, a média salarial, se haverá necessidade de trabalhar aos finais de semana e outros quesitos. Isso vai gerar clareza sobre a área profissional e ajudar muito na sua decisão.
6. Paute a sua decisão em uma ideia clara do que você almeja e de como a profissão funciona. Porém, mesmo assim, pode ser que você mude de ideia lá na frente. Não há nada de errado com isso, pois recomeçar sempre é possível. Apenas pesquise bem antes de decidir para evitar perder tempo.
Fique sempre atento as novidades que a Agiliza RH tem para você. Boa sorte em suas buscas por uma oportunidade profissional.
Gostou? compartilhe!