Confira na íntegra:
Profissional responsável por planejar e executar projeções financeiras e orçamentárias com fins de resultados economicamente viáveis para a empresa. O economista é um especialista em demonstrativos financeiros, desde a confecção até a análise e auditorias.
Existem algumas carreiras mais comuns a serem seguidas pelos economistas, tais como em Instituições Financeiras, Empresas de Setor Público Órgãos do Governo e Empresas Privadas. A média salarial nacional é de R$2.600,00 à R$5.800,00 para profissionais com experiência de mercado a partir de 3 anos.
Existem algumas habilidades importantes que para um bom profissional:
- Facilidade com cálculos matemáticos
- Capacidade para atuar em equipe
- Constante atualização sobre políticas econômicas
- Expansão de conhecimento para áreas operacionais
Na área de estudo e aperfeiçoamento é possível se especializar nas seguintes áreas: Mercado de Ações, Economia Internacional, Comércio Exterior, Planejamento Econômico, Economia Doméstica, Matemática Financeira, História do Desenvolvimento Econômico, etc.
"Combater a inflação congelando preços equivale a tentar curar a febre pela destruição dos termômetros."
Frase de Mário Henrique Simonsen economista brasileiro de sucesso, ícone no cenário econômico e fundador do mestrado em economia da FGV. Não gostava do poder, mas sim de ensinar. Foi banqueiro, ministro, professor e diretor da FGV-Rio.
Gostou? compartilhe!