Confira na íntegra:
1. Rede Social não é lugar para resolver problemas
Se estiver com um problema no trabalho, não espalhe nas redes sociais. Quem tem este tipo de atitude demonstra que não tem maturidade para resolver suas questões profissionais.
2. Escolha bem suas palavras
Muitos problemas podem começar na escolha inadequada das palavras em uma mensagem on line. Evite que seus posts tenham um tom indelicado ou irritado.
3. Nunca poste assuntos sigilosos ou estratégicos da empresa
Postar dicas ou indícios de informações estratégicas ou novos projetos que ainda não foram lançados no mercado pode alertar concorrentes e colocar em risco o projeto e até mesmo seu emprego.
4. Aprenda a dosar o uso das redes sociais durante o expediente
Mesmo que as redes sociais sejam permitidas na empresa, o indicado é que nada seja postado durante o expediente. Certas postagens podem passar a impressão de que o funcionário está se divertindo ao invés de trabalhar.
5. Seja discreto
Evite os posts abertos para comentar ou repercutir polêmicas. Opte sempre por uma conversa particular para evitar a exposição de seus problemas ou pontos de vista que podem gerar controvérsias. Isso não significa ter que abrir mão de sua identidade. Emitir opiniões maduras e bem embasadas a respeito de um assunto que diz respeito à empresa pode ser bem interpretado. A chave nestes momentos é ter bom senso.
6. Cuidado com suas fotos
Evite publicar fotos íntimas ou sensuais. Até mesmo as fotos de roupa de banho como biquíni para as mulheres e sem camisa para os homens devem ser evitadas se você tem algum colega de trabalho em sua rede de contatos ou pretende vir a ter. Preserve sua imagem profissional.
7. Não reclame publicamente
Comentários como "Esta semana não acaba" ou "Feriado chega logo" passam a impressão de que você não está satisfeito com seu trabalho e podem ser mal interpretados pelos chefes. Por mais cansativa e estressante que tenha sido sua semana, as redes sociais não são o melhor lugar para desabafar.
8. Antes de publicar revise, revise e revise
Quer compartilhar uma notícia? Cheque se ela é verdadeira e se a fonte é confiável. Distribuir informações falsas ou incorretas na rede social podem passar uma péssima impressão.
Não deixe de verificar se tudo está escrito de forma correta, sem erros de português e, na dúvida, consulte um dicionário. É melhor revisar do que compartilhar algum erro que traga constrangimento futuro.
Redes sociais no trabalho
As redes sociais estão presentes na vida e no trabalho. Mas algumas empresas têm cautela quanto a liberação para os funcionários. Dependendo do ramo de atividade, algumas delas liberam e acham que o uso facilita a comunicação, como em uma agência de propaganda. Tem funcionário inclusive que fala com colega pelos grupos de trabalho, cada vez mais comuns.
"A gente faz comunicação, a gente trabalha com as pessoas, o que as pessoas conversam, o que elas estão dizendo. Então é uma ferramenta. E a gente tem um núcleo digital também. Então temos alguns funcionários que trabalham diretamente gerindo as redes sociais dos nossos clientes, então é normal, é o cotidiano”, fala o diretor de criação Tom Queiroz.
Mas antes a rotina na agência era diferente. "No primeiro momento a gente proibiu, proibiu rede social, proibiu internet, travava. Só que assim você ganha de um lado, porque o profissional fica mais focado no trabalho, mas aí como ele não tem fonte de referência para pesquisa, você perde no lado criativo. Então não adiantava, não era uma boa solução”, conta o empresário Júnior Brasa.
Empresas com outro ramo de atividade, como um escritório de contabilidade, acham que a liberação deve ser feita com cautela. "No primeiro dia de trabalho já é passado o código de conduta em relação às mídias sociais para todos os empregados, onde eles ficam sabendo de todos seus direitos e deveres neste quesito. Ou seja, eles conhecem a política de trabalho da empresa. É permitido, no horário de almoço, se assim eles quiserem, estar fazendo o acesso”, diz o empresário Cleiton Ferreira Leitão.
fonte G1
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